Oliver Mtukudzi - Zimbabwe


Vou começar falando do meu músico da África favorito: Oliver Mtukudzi (não sei como se pronuncia esse M no começo, ora eles falam, ora não - 'eles' aqui, são os próprios cantores e o pessoal da tv-). Mas é mais fácil falar Tuku, que é o apelido e como é mais conhecido.

Quando eu tava atrás de música africana, foi meu primeiro achado, comecei a gostar por causa dessa música.

Ele tem um estilo próprio, mas acho o som dele parecido com a cadência havaiana algumas vezes (o que não tem nada a ver uma coisa com outra, já que o Havaí tá lá nas pengas do Pacífico). Tem muito solo de violão (o cara toca muito), tem piano, tem as batidinhas tradicionais africanas dos tambores, e em algumas tem até flauta. Mas o que atrai mesmo é o talento do cara no violão.

Pra quem não sabe, Zimbabwe fica aqui<<<. A capital é Harare, onde ele nasceu. Como fica bem ao sul, não há influências muçulmanas no ritmo (aquela coisa árabe, que futuramente vou falar no blog), por isso a música do Tuku é bem tribal mesmo, ele canta tanto em Inglês como em Ndebele (a língua original do país). Na falta de letras, eu às vezes escuto as músicas que são em Ndebele, pego um papel e vou escrevendo, criando a própria, porque é bem fácil distinguir as sílabas (não é que nem alemão ou croata, que é tudo kkxzju antrokzc i krski). Mas mesmo assim achei algumas letras. Aqui tem a de Ndakuvara. Aqui tem mais algumas, inclusive a de Todii, uma das melhores músicas dele, que fala sobre a AIDS. Nesse clip, dá pra ver a precariedade da produção, mas o que importa é a música.

Terminando o Post, recomendo que escutem Shanda (tem um solo de violão perfeito), Raki, que é mais alegre; Neria, que é mais melodiosa (aí que entra a flauta, ou seja lá o instrumento de sopro que é aquilo). E finalmente, as mais contagiante, Kunze Kwadoka.

O video mais recente dele é uma participação num especial da BBC, quando ele cantou Neria, já bem véio e muito mais rouco. Video aqui.

Pra quem se interessou e quer mais, e já que é cavernosamente difícil achar album dele pra comprar, é só ir no 4shared e escrever Oliver Mtukudzi. Lá tem alguns.

De Tuku, é isso.

Inté

2 comentários:

  1. Ndakuvara pra você. Gosto da dancinha deles.

    ResponderExcluir
  2. Curti bastante o jeito do blog, eu não sou muito de conhecer músicas novas, ouço sempre a msma coisa desde sempre, mas lendo esses posts fiquei com vontade de escutar tudo. =)
    E legal que conta curiosidade, tira duvida, explica..estão de parabens!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...