Vusi Mahlasela - África do Sul


Pra quem assistiu ao show de abertura da Copa do Mundo, viu que Vusi Mahlasela participou. Foi lá que eu conheci ele. Aliás, foi nesse show que eu garimpei vários nomes de músicos, e saí pesquisando euforicamente. Vusi foi um deles.


Como só o conheço há um mês, não tem muito o que falar, mas pelo que achei, ouvi e vi, ele é meio que o fodão da região sul da África. O comentarista da Globo falou que ele é o Bob Dylan de lá, ou o Chico Buarque, tome o nome que lhe for mais conhecido o estilo. O fato é que a música dele também é única. Diz as fontes que é um Folk africano, mas vai muito além disso. Como todo bom cantor, ele é inclassificável.

É compositor, cantor e toca o violão. A maioria das letras fala de tristeza, liberdade e união. Mesmo conhecendo há pouco tempo, já virei fã da música de Mahlasela, justamente pelo estilo marcante, melancólico, e pelas mensagens e letras fortes.

A música When You Come Back é uma das melhores, e esse video é um síntese do trabalho dele.

Recomendações: é muito difícil achar seu trabalho no Youtube, então cabe a cada um procurar, mas vá lá: 'Melodi Ya Mamelodi', muito característico, com instrumentos de sopro, a voz gritada (como se pedindo ajuda), solinhos violonísticos e batuques tamboris.

Silang Mabele, com o tradicional coral feminino ao fundo.
Weeping, talvez a mais conhecida dele, só tem ela ao vivo no Youtube, então é melhor ouvir a versão original primeiro. A letra é muito boa.

'Red Song', na minha opinião a melhor dele.
'Troubadour', parece uma serenata de tão tranquilinha.
E finalmente 'Emtini Wababe' e 'Loneliness'.

Se eu descobrir algo mais, conto aqui.

Até mais ver.

2 comentários:

  1. É engraçado como essas músicas são acolhedoras, do tipo que você ouviria antes de dormir olhando as estrelas..

    ResponderExcluir
  2. pois é exatamente isso que eu faço às vezes.
    Coloco um Vusi no som e vou dormir. É um bom tranquilizante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...